Compartilhe esta página no Facebook

Compartilhe esta página no G+

Pesquisar no site

O Arrebatamento da Igreja e a Grande Tribulação


Talvez a característica mais fascinante da Bíblia seja suas previsões escatológicas. As que causam maior ansiedade nos cristãos são o “arrebatamento da igreja (remoção dos cristãos para os céus)” e a “grande tribulação”. Mas há uma certa controvérsia entre os teólogos das diversas facções cristãs acerca da sequência destes eventos. Quem estaria certo?

A crença mais aceita entre os ramos protestante e evangélico é a igreja sendo arrebatada antes da grande tribulação (pré-tribulacionismo), apesar de os textos mais importantes sobre o assunto mostrarem o contrário (pós-tribulacionismo). Os meso-tribulacionistas, aqueles que acreditam no arrebatamento durante a grande tribulação, assim como os pós-tribulacionistas, são de número insignificante. Os motivos que explicam esta incoerência da maior parte dos pregadores cristãos são bem conhecidos: o medo natural do sofrimento e da morte e a competição entre as denominações para arrebanhar membros. As igrejas que promovem um arrebatamento antes do grande sofrimento que, acreditam, sobrevirá a humanidade são mais procuradas, pois seus ensinamentos soam como uma oferta promocional: "Quem se converter agora não passará pela grande tribulação! Quem deixar para depois só será salvo se morrer pelo evangelho!".

Apostando no medo, os defensores do pré-tribulacionismo utilizam textos como Lucas 21.36 e Apocalipse 3.10 para consolar e ganhar a confiança dos crentes. Mas o que estes textos realmente querem dizer? Lucas diz que deve-se estar preparado para “escapar” das coisas que hão de vir e Apocalipse diz que Deus “guardará” os membros fiéis da igreja de Filadélfia (que alguns interpretam como um simbolismo para grupos cristãos fiéis hodiernos) da provação que haveria de vir sobre o mundo, ou seja, estas passagens não prometem arrebatamento antes da grande tribulação, nem proteção para todos. Em João 17.15 Jesus ora ao Pai dizendo: “Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno”. Observe que nesta oração Jesus mostra que há outras formas de Deus proteger as pessoas sem necessariamente tira-las do local de perigo.

De fato a cronologia encontrada nos livros de Apocalipse, Mateus, Marcos e Lucas não deixa dúvidas acerca da ordem: Grande tribulação antes e Arrebatamento depois. Veja abaixo os principais fatos em ordem cronológica que, segundo a Bíblia, sobrevirão à humanidade antes do arrebatamento da igreja:

1°. A paz é tirada (Mateus 24.6; Apocalipse 6.4).
2°. Guerras e pestes ( Mateus 24.7; Apocalipse 6.7,8).
3°. Princípio das dores (Mateus 24.8; Apocalipse 6.11).
4°. Grande tribulação com morte de cristãos (Mateus 24.9; Apocalipse 6.9-10, 7.9-17).
5°. Primeira trombeta: destruição de terça parte da vegetação (Apocalipse 8.7).
6°. Segunda trombeta: terça parte do mar transforma-se em sangue (Apocalipse 8.8).
7°. Terceira trombeta: terça parte das águas dos rios ficam amargas (Apocalipse 8.10,11).
8°. Quarta trombeta: terça parte do sol, lua e estrelas perdem seu brilho (Apocalipse 8.12).
9°. Quinta trombeta: gafanhotos atormentam a humanidade (Apocalipse 9.1-12).
10°. Sexta trombeta: terça parte da humanidade é morta (Apocalipse 9.13-19).
11°. Sétima trombeta e arrebatamento da Igreja: vozes no céu dizem que o mundo passou a ser de Cristo, cristãos são arrebatados (Mateus 24.30,31; Apocalipse 11.15; I Corintios 15.52; I Tessalonicenses 4.16).

É interessante observar que em I Corintios o apóstolo Paulo diz claramente que o arrebatamento da igreja ocorrerá "ao soar da última trombeta" e Apocalipse apresenta um total de 'sete trombetas' que são tocadas em ordem, ou seja, os numerais ordinais não permitem uma inversão, portanto a última trombeta é também a sétima que será tocada após a grande tribulação como descreve Mateus 24.29-31: "Logo depois da tribulação daqueles dias (...) verão vir o Filho do homem sobre as nuvens (...) ele enviará os seus anjos com grande clangor de trombeta, os quais lhe ajuntarão os escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus".

Conjecturas sobre uma segunda vinda de Jesus em dois períodos, um arrebatamento inicial invisível e um segundo onde todas as pessoas o verão, é uma tentativa de explicar uma passagem de Apocalipse onde aparecem 144 mil israelitas com Jesus possivelmente antes do arrebatamento. Mas há uma explicação alternativa mais plausível para essa multidão: A ressurreição de santos na morte de Jesus descrita nos evangelhos. Quanto à passagem que diz que o arrebatamento será num abrir e fechar de olhos, esta não se refere à invisibilidade, mas à velocidade do evento como a própria palavra "arrebatamento" dá a entender. A crença dos apóstolos era em um arrebatamento rápido, único e visível para quem for e para quem ficar.

Os autores bíblicos acreditavam em uma grande tribulação seguida do arrebatamento, onde os fiéis mortos seriam ressuscitados e reunidos aos vivos para a salvação tão esperada. Se Jesus, os apóstolos e os cristãos primitivos foram submetidos a perseguições, torturas e morte, não há motivos para se acreditar que os da era da tecnologia serão poupados. 

"Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida" (Apocalipse 2.10).

Ver também Por que Jesus Não Voltará (O Equívoco de Jesus).

22 comments:

  1. Os cristãos são assim? São odiosos, querem o mal dos outros? É isso? Se é, nunca vou querer sê-lo pois sou uma pessoa afável, e respeitosa.

    ReplyDelete
  2. Lúcio Santos5:38 PM

    Caracas meu!!! Tu escreves errado assim mesmo ou tá de sacanagem? Esse negócio de religião só pode ser coisa inventada pra analfabeto mesmo...

    ah... ia esquecendo, belíssima postagem!

    ReplyDelete
  3. Olá, apesar de ser uma site ateu, a sua descrição do arrebatamento ser após a grande tribulação está perfeita e de acordo com a Bíblia. Parabens, a sua pesquisa foi bem feita. Muitos cristãos deveriam atentar p/ o fato de ter q passar pela grande tribulação, pois, segundo Jesus "Aquele que amar mais a sua vida do q a mim, não é digno de mim".
    O mundo está à beira de um governo mundial, isso ninguém pode negar, nem mesmo os ateus, onde todas as pessoas serão obrigadas a receber um número, sem o qual ninguem compra nem vende. esse governante mundial a Biblia dá o nome de anticristo, e está associado à grande tribulação. Então, para escaparmos de receber esse número, vamos ter q negar e entao seremos perseguidos e mortos por degolamento. É nisso que eu creio. Não vejo porque ofender as pessoas que nao creem, porque em uma época em nossa vida, éramos tb incrédulos. Crentes, tenham sabedoria!!!!!

    ReplyDelete
  4. A Igreja tem a promessa de NÃO passar pela Grande Tribulação.
    Conforme as promessas:

    "Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da IRA (Tribulação)." Rm 5:9
    "E esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura." 1Ts 1:10
    "Porque Deus não nos destinou para a ira, mas para a aquisição da salvação, por nosso Senhor Jesus Cristo," 1Ts 5:9.

    O textos aludido de Lc 21:36, fala da vigilância para escapar das coisas que irão acontecer (Grande Tribulação), ou seja, estar pronto pra ser arrebatado e estar em pé na presença de Cristo!

    O de Ap 3:10 é bem claro: diz que o Senhor nos guardará da hora da provação que há de vir sobre o mundo (GT).

    E o de Jo 17:15 fala que Deus nos guardará do Maligno enquanto estivermos no mundo!

    Os textos citados de Apocalipse são eventos que já adentram a GT.

    ReplyDelete
    Replies
    1. cicero.. observe apocalipse 9:4-- a ira de Deus não atingirá os escolhidos de Deus. O que vier da Parte de Deus não atingirá os escolhidos porque tem o selo de Deus que é o Espirito Santo... em contra-partida o diabo não atingirá os que tem o selo da besta, so os q tem o sele de Deus... e veja também em apoc. 16:15 após as sete últimas pragas, Jesus aínda dizendo: eis que venho como ladrão..bem aventurado aquele que vigia e guarda suas vestes..etc

      Delete
  5. LUzinha6:45 PM

    Eu nunca imaginei um ateu ensinando claramente a Bíblia assim, vc esta de parabens, me abriu os olhos, conferi tudo na Bíblia e é verdade mesmo, não entendo como os pastores ensinam tudo errado eles que deviam ser instruidos e ungidos pelo Espirito Santo, acho mais facil um ateu como vc se salvo.
    Adorei sua explicaçao, obrigada!!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Luzinha minha cara,
      a explicação dele eu refutei acima com base bíblica.
      Deus guardará seu povo da ira Divina que se aproxima.

      Não existem ateus, ainda mais esse!
      O ardor, esforço e militância deles em provar a inexistência de Deus, já é evidência de sua Existência.
      Por que perseguem e se perturbam e se preocupam tanto com algo que supostamente inexiste??!!

      Delete
    2. Nathalia2:25 AM

      Cícero, ateus são pessoas instruídas que procuram mostrar a verdade para pessoas ignorantes como vcs. Deus não existe de fato, mas existe como cultura na mente de gente fraca que persegue minorias com base numa ilusão. Mas vcs existem e são doentes por esse vírus. Se vcs ficassem na de vcs, sem matar uns aos outros e gente inocente, não falaríamos nada, mas vcs crentes são gente mal informada e perniciosa, por isso combatemos sua pandemia chamada Deus.

      Delete
    3. Nathalia,
      E como sabes ou provas que Deus inexiste?
      O ateísmo não passa de mais uma religião como outras; o que torna uma crença religiosa, pois a afirmação: “Deus não existe” apresenta uma declaração de fé que requer evidências; sendo o ônus da prova de qualquer um que faça uma alegação, neste caso a fé ateísta, em que ACREDITAM na inexistência de Deus.

      Contudo, há várias evidências do Deus-Criador Inteligente em vários temas como:
      cosmológico, teleológico, ontológico, moral, religioso, o mal, a alegria, causalidade, princípios antrópicos, áreas da ciência, a razão, experiências, história, profecias cumpridas, Jesus, mistos, citações de ateus, consciência, etc …qual vc prefere?

      E saiba que; os que mais mataram e MATAM AINDA! são os ateus-comunistas em seus países (como Rússia, China, Vietnã, Laos, Camboja, Cuba, Coreia do Norte). Desde o séc. 20 já mataram mais de 100 milhões de pessoas com sua ideologia ateísta assassina!

      Delete
    4. Orlando-BA10:03 PM

      Cícero, preciso dizer que você está equivocado, quem comete assassinatos em massa são pessoas influenciadas por ideologias como as cristã, islâmica e comunista. O comunistas só prevê o ateísmo porque o capitalismo selvagem, que divide as pessoas em castas e classes sociais, é cristão, se o capitalismo levantasse a bandeira ateia os comunistas seriam cristãos apenas para afrontar os dominantes. o primeira comunidade comunista de que se tem notícia foi a igreja primitiva dos apóstolos cristãos, onde Ananias e Safira foram mortos por não terem cumprido os preceitos comunistas daquela sociedade, inclusive Jesus foi o primeiro comunista conhecido. A maioria esmagadora de ateus está em países capitalistas europeus que repudiam veementemente o comunismo e toda forma de genocídio, o maioria ateia valoriza a vida em todas as suas formas e pregam a liberdade religiosa com responsabilidade social, mas os islâmicos, judeus e cristãos possuem deuses que ordenam o assassinato de inocentes, o assassinato faz parte das doutrinas dessas religiões. O ateísmo não é ideologia, o ateu é apenas uma pessoa que não acredita em Deus e só, isso não prevê nem precisa de ideologias assassinas como as religiões e o comunismo.

      Delete
    5. Orlando,
      diga-me, qual país cristão hoje ordena o assassinato baseado na Bíblia?
      O comunismo de jesus e da igreja primitiva era baseado nos ensinos de Cristo e Yahweh, de amor, justiça, igualdade, bem diferente da negação de tudo que se refere a Deus no comunismo ideológico marxista que perseguia e persegue duramente os cristãos.

      Delete
    6. Anônimo,
      A base de Deus é dupla: amor, bondade, perdão mas também é justiça, juízo, verdade.

      Delete
    7. Qual vc acha mais justa? a ira Divina? ou a ira dos homens?

      Delete
    8. Anônimo, então acharias justo e certo vc fazer o que bem entendesse, os mais variados crimes e maldades e ficar impune? sem ser julgado e condenado? é essa sua "justiça"?

      Se somos duramente punidos pelas leis dos homens (inclusive pena de morte) imagina a Autoridade Máxima do Universo?
      E obviamente Deus não se deixa escarnecer

      Delete
  6. Muito Inteligente o texto e cheio de argumentos, só faltou contextualizar muitos versículos o que é claro, deixaria o seu texto cheio de falhas. e esqueceu de comentar outras coisas que creio eu que sentiu que iria em desencontro com a sua ideia, como por exemplo as profecias que falam do anti-cristo e as semanas de Daniel, ótimo texto para se pensar, mas na próxima use hermenêutica, exegese e português para avaliar o contexto e não um verso separadamente. abraço

    ReplyDelete
  7. esta de parabéns sobre o arrebatamento... é so olhar em mateus 24:29 a 31 onde Cristo, LOGO APÓS A GRANDE TRIBULAÇÃO, aparecerá nas nuvens, soará a última trombeta, e mandará seus anjos recolher os seus escolhidos dos quatro cantos da terra...
    E, A prova que não teremos a segunda chance tão errada pregada é a narrativa de Cristo em MAT 25- descrevendo 10 virgens (crentes) esperando o noivo vir buscar; metade se preparou e metade não; as primeiras cinco preparadas foi com Jesus e entrou para as bodas e fechou-se a porta; as outras despreparadas gritavam Senhor abre-nos e obtiveram como resposta: não vos conheço..Portanto vigiai e orai porque não sabem o dia e a hora que Jesus há de vir.... portanto, não ha segunda chance,,, que fizer parta de primeira ressurreição ira morar com Deus

    ReplyDelete
  8. em tem mais... em apocalipse 16:15 após as sete trombetas soarem e após as sete últimas pragas (taças da ira) ainda lemos Jesus dizendo:- eis que venho como ladrão. Bem aventurado aquele que vigia e guarda suas vestes.. etc Vemos também o livramento da ira de Deus em apoc. 9:4 onde aquilo que vem DELE não atingirá os que tem selo de Deus e aquilo que vem do diabo não atingira os que tem o selo da besta

    ReplyDelete
  9. Anonymous10:23 AM

    Desculpa mas seu os ateus vão para o inferno ou um lugar parecido vendo que as mente brilhantes são ateus nao acham que já inventaram uma forma de fazer o fogo arrefecer ou mesmo como uma fonte de energia para as tecnologias que lá se encontram.LOL

    ReplyDelete
  10. Vcs podem achar que e ate mentira mais Deus conversa comigo o tempo todo igual a Moises, vcs um dia vai ter a oportunidade de ver as maravilhas de Deus através de mim, vcs ateus achao que são inteligentes mais vcs não sabe de nada de Deus, se vcs subessem vcs ficariao assustados, mais Deus como no tempo de Moises vai da dar a vcs tudo que vcs precisao, fiquem tranquilos Deus esta me preparando pra depois ele manifestar o poder dele, eu todos os dias vejo os prodígios e sinais de Deus no mundo físico, vcs vão ficar assustados, meu nome e Paulo testemunha fiel do DEUS TODO PODEROSO, eu sei que muitos de vcs vão escarnecer de mim porque eu escrever essas coisas mais meu DEUS FIEL vai fazer vc mudar de ideia e fazer vcs se humilharem diante DELE, sabe como DEUS ver vcs como nada

    ReplyDelete
  11. Boa noite a todos...
    Primeiramente gostaria de agradecer aos nobres senhores administradores deste site, pela livre oportunidade de acesso a ele.

    A questão do estudo do arrebatamento, tem gerado polêmicas por vários séculos, exatamente porque; além das duas escolas teológicas:Pré e Meso, falhar grandemente em suas interpretações da escatologia Bíblia; por sua vez, a escola Pós-tribulacionista (sistemática), também, comete erros crassos de interpretações escatológicas.O assunto é vasto, e se for pontuar cada um desses erros à luz das Escrituras, baseado-se nas três visões escatológicas, nos tomaríamos muito tempo.
    Porém, nessa oportunidade, gostaria de frisar aqui, apenas um erro comum entre as três teologias: Querem pregar a vinda de Jesus e o arrebatamento, SEM CONHECER PRIMEIRO, OS PERÍODOS E O TEMPO TOTAL DA GR. TRIBULAÇÃO.

    Com isso, sintetizam toda A GRANDE TRIBULAÇÃO, dentro dum único período de "sete anos" (a última semana de Daniel), baseando-se apenas, "num verso do profeta Daniel (9:27). Quando na verdade, a G.T.. suplantará três vezes mais que isso; cerca de 21 anos.

    Aliás, a falta do azeite nas lâmpadas e nas vasilhas, foram apenas coadjuvantes, DO TARDAR DO ESPOSO, que surpreendeu e surpreenderá, tanto as cinco virgens néscia, quanto as cinco virgens prudentes.
    "E, TARDANDO O ESPOSO,tosquenejaram todas, e adormeceram". Mat. 25:5.
    Receba gratuitamente “os sete gráficos do Apocalipse”, pelo E-mail: Jaime.ap@hotmail.com e saiba onde a tua teologia está errando...

    Abraços
    Jaime e Júlio

    ReplyDelete
  12. Boa noite a todos...
    Primeiramente gostaria de agradecer aos nobres senhores administradores deste site, pela livre oportunidade de acesso a ele.

    A questão do estudo do arrebatamento, tem gerado polêmicas por vários séculos, exatamente porque; além das duas escolas teológicas:Pré e Meso, falhar grandemente em suas interpretações da escatologia Bíblia; por sua vez, a escola Pós-tribulacionista (sistemática), também, comete erros crassos de interpretações escatológicas.O assunto é vasto, e se for pontuar cada um desses erros à luz das Escrituras, baseado-se nas três visões escatológicas, nos tomaríamos muito tempo.
    Porém, nessa oportunidade, gostaria de frisar aqui, apenas um erro comum entre as três teologias: Querem pregar a vinda de Jesus e o arrebatamento, SEM CONHECER PRIMEIRO, OS PERÍODOS E O TEMPO TOTAL DA GR. TRIBULAÇÃO.

    Com isso, sintetizam toda A GRANDE TRIBULAÇÃO, dentro dum único período de "sete anos" (a última semana de Daniel), baseando-se apenas, "num verso do profeta Daniel (9:27). Quando na verdade, a G.T.. suplantará três vezes mais que isso; cerca de 21 anos.

    Aliás, a falta do azeite nas lâmpadas e nas vasilhas, foram apenas coadjuvantes, DO TARDAR DO ESPOSO, que surpreendeu e surpreenderá, tanto as cinco virgens néscia, quanto as cinco virgens prudentes.
    "E, TARDANDO O ESPOSO,tosquenejaram todas, e adormeceram". Mat. 25:5.
    Receba gratuitamente “os sete gráficos do Apocalipse”, pelo E-mail: Jaime.ap@hotmail.com e saiba onde a tua teologia está errando...

    Abraços
    Jaime e Júlio

    ReplyDelete
  13. Leia mais e com Atencao...

    ReplyDelete

Pregações, palavras de baixo calão, ofensas pessoais, práticas de trollagem, rotulações e argumentos ad hominem serão excluídos.