Compartilhe esta página no Facebook

Compartilhe esta página no G+

Pesquisar no site

A Inteligência na Origem de Tudo (A Inversão da Ordem Natural)


O Universo parece obedecer a rígidas leis matemáticas, o que leva alguns a comparar as leis da Física às leis de um legislador. Isso, para muitos, é uma evidência de inteligência na origem de tudo, uma prova da existência de Deus.

Invertendo a Ordem Natural

Na infância aprende-se que a chuva foi feita para regar as plantas; o Sol para iluminar o dia, e a Lua, a noite; os vegetais e animais para servirem como alimentos; as flores para embelezarem os campos e jardins e, assim, cada objeto natural, cada ser tem uma finalidade. Este ensinamento, antes do advento da Ciência moderna, também imperava na mente humana adulta. Com o método científico o Homem tem oportunidade de aprender que este raciocínio tem uma inversão na ordem natural, ou seja, tudo o que existe agora é "consequência" e não "motivo". As chuvas não existem para regar a vegetação, a vegetação existe porque as chuvas lhe antecedem; o Sol não existe para servir a vida na Terra com sua energia, os ecossistemas são resultado da influência solar sobre o globo terrestre; os demais animais não foram feitos para servir o Homem, foram apenas adaptados aos seus propósitos. Na constituição dos seres vivos, por exemplo, cada célula especializada, cada tecido, órgão ou sistema, primeiramente passaram a existir e, só então, foram utilizados pelos seres que os produziram no processo evolutivo. Muitos outros componentes biológicos (proteínas, células, tecidos, órgãos, etc.) surgiram na Natureza levando os seres que os hospedavam à morte.

Amoralidade Natural

Na infância acreditamos que
tudo na Natureza serve a
um propósito.
Estudando a Natureza o Homem pôde compreender que os belos animais selvagens são o que restou de grandes linhagens que foram dizimadas em competições brutais pela sobrevivência durante longos períodos geológicos. A beleza das flores ofusca uma dura realidade: um ambiente hostil onde milhões de animais mais frágeis são diariamente mortos para alimentar os mais fortes. Os seres vivos sobreviventes são máquinas biológicas de uma engenharia natural cega e aleatória que produziu outros bilhões inaptos para a vida. Quando o Homem faz suas máquinas, não produz uma grande quantidade para selecionar um punhado das melhores, ele, utilizando-se da inteligência, prevê as falhas e as constrói da melhor forma possível visando o mínimo de perdas. Se o projeto do Universo estivesse em poder de um ser inteligente, os meios para se alcançar a vida e sua diversidade seriam diferentes do método violento e selvagem vigente devido ao uso da razão. O comportamento probabilístico do Universo ocorre porque o que o produziu é amoral, desprovido de vontade, justiça, compaixão, amor, razão e planejamento.

Eram os Deuses Matemáticos?

Ataque de foca a um pinguim - A
Natureza é desprovida de senso
de justiça, compaixão e razão.
O mais forte, ou adaptado,
prevalecerá.
A razão é fruto das gradativas transformações cerebrais sofridas pela espécie humana e da seleção natural que foi eliminando os indivíduos que menos se utilizavam dela. Nada pode ser criado pela razão, apenas transformado.

Julga-se que o Universo se comporta matematicamente não porque foi idealizado por um ser inteligente, mas porque os seres inteligentes existentes nele formulam a matemática por necessidade de sobrevivência. De fato a matemática é apenas uma ferramenta humana que mensura a posição no tempo e no espaço das entidades (pessoas, átomos, partículas subatômicas, radiações, etc.) que habitam essas dimensões. O complexo Cálculo com suas integrais e derivadas nada mais é do que a soma e subtração em maior grau de complexidade. Por sua vez, a soma e a subtração são apenas símbolos do "estar" ou "não estar" em determinado lugar e momento. A didática que utiliza desenhos de frutas como maças ou laranjas para ensinar crianças a somar e subtrair ilustra bem isto. Acreditar que a Natureza obedece à rígidas leis matemáticas é mais uma inversão do natural quando se ignora os princípios básicos da matemática.

Talvez se imagine os deuses construindo mundos utilizando inteligência porque a humanidade transformou profundamente o meio ambiente ao seu redor com o uso dela. Pensar que a capacidade cognitiva foi aplicada para dar origem a tudo seria como se, por exemplo, as serpentes imaginassem que seu habitat teve origem no veneno produzido por uma poderosa e eterna ancestral. Xenófanes, filósofo grego que viveu entre 570 e 460 a.C., foi provavelmente a primeira pessoa a registrar que a racionalidade humana, sem os devidos filtros, é afetada pelo seu antropocentrismo e resumiu isso na seguinte frase:

"Mas se os bois, os cavalos e os leões tivessem mãos, ou pudessem desenhar com as mãos e fazer obras como as dos homens, os cavalos fariam imagens dos deuses semelhantes a cavalos, os bois semelhantes a bois, e fariam os corpos deles semelhantes aos seus próprios.”

Epílogo

As dificuldades impostas pela Natureza da qual o ser humano prescinde, traz sofrimentos que induz no Homem um forte desejo de controlá-la, como este é um processo difícil e demorado, alcançado somente pela trabalhosa análise científica, alguns procuram um caminho mais fácil, preferindo imaginar um representante super humano no início e no controle de tudo, apostando em sua benevolência, invertendo em suas mentes a ordem natural onde a inteligência é produto do meio, não a origem de tudo.

"Não creio em um Deus pessoal e isso eu nunca neguei, mas sempre o expressei claramente. Se alguma coisa está em mim que possa ser chamada de religiosa então é a admiração ilimitada pela estrutura do mundo que a nossa Ciência pôde revelar até agora." Albert Einstein: The Human Side, Princeton University Press

Ver também: A Origem de Tudo (Então Quem Fez o Universo?) e A Origem de Deus.

11 comments:

  1. Então quem fez o universo? o deus nada? o deus acaso? o deus sorte?

    Essas inexistências jamais iriam originar a existência de grandezas como: matéria, energia, espaço, tempo, em proporções matemáticas precisas de equilíbrio como em nosso sistema solar, com leis e constantes e processos e mecanismos regulatórios finos para a harmonia e vida orgânica inteligente na terra e outras formas.

    O universo manifesta criação complexa, organizada e inteligente. Para todo evento se requer uma causa; princípio bem aceito pelos físicos. Logo, um Ser Inteligente Incausado Ilimitado Infinito é a origem de tudo; isto é uma NECESSIDADE!
    Os micros exigem um projetista; imagine nosso cérebro muitíssimo mais sofisticado e complexo! quem é seu Projetista?!

    A evolução é um mito. O altruísmo está presente em vários animais como macacos, cães, abelhas, gansos, esquilos etc. Algo incompatível com a lei selvagem da seleção natural que prega a sobrevivência dos mais aptos, dos mais fortes. Portanto não deveria haver tal característica bondosa.

    "Deus nunca fez um milagre para convencer um ateu porque suas obras comuns já mostram provas suficientes". zoólogo Phd - Ariel Roth.

    ReplyDelete
  2. Cicero, não pense no Universo como algo que não existia e depois passou a existir. Pois só se sabe que o Universo passou a ser como conhecemos hoje após o big Bang, mas, não há nenhuma prova que antes disso existia "o nada". Além disso, por que você pergunta sobre "deus nada, "deus acaso" ou "deus sorte"? Não são deuses assim como os aclamados Jeová, Jesus, Zeus, Odin e tantos outros. São só conceitos criados por nossas mentes.

    E corrigindo: o Universo não manifesta "criação" complexa. Não há criação, o que existe é transformação. A energia não se cria nem se destroi, apenas se transforma. E posso te garantir que isso é muito mais aceito pelos físicos. Por fim, se existe a necessidade de que um deus crie o Universo, então existe a mesma necessidade de algo criar um deus, você saberia o que?

    ReplyDelete
  3. E corrigindo: o Universo não manifesta "criação" complexa. Não há criação, o que existe é transformação. A energia não se cria nem se destroi, apenas se transforma.

    E qual a origem dessa energia tão criativa e inteligente? ela deu origem aos elementos do big-bang?
    Sem intenção, sem direção, sem propósito, sem ordem, sem inteligência ela deu condições perfeitas para a vida complexa e inteligente na Terra, e outras formas?! E deu às Constantes e Leis Físicas Universais valor exatamente igual ao que era necessário pra manutenção do universo? Nessa brincadeira, já vão mais de 100 constantes! E essas leis e constantes não poderiam vir aos poucos já que não se modificam!

    E posso te garantir que isso é muito mais aceito pelos físicos. Por fim, se existe a necessidade de que um deus crie o Universo, então existe a mesma necessidade de algo criar um deus, você saberia o que?

    Qualquer afirmação sobre Deus é feita no plano metafísico, estando fora do mundo físico, espacial, temporal, inclusive fora do escopo do método científico. Mas isto não quer dizer que não há nenhum motivo racional para acreditar em Deus. Assim como cremos, mas não sabemos todas as interações dentro de um buraco negro, ou as propriedades/comportamento da luz, ou o tamanho do universo, ou multiversos ou a antimatéria ou o passado é real e não uma ilusão de nossas mentes.
    A questão: "Quem criou o Criador".
    Pra todo evento requer um causa. Mas o princípio da causalidade se refere a tudo que venha a existir; a coisas limitadas, finitas, contingentes que requerem um início. Deus não veio a existir, ninguém fez Deus. Ele não é feito. Como ser eterno, infinito, ilimitado, Deus não tem um começo e assim ele não precisou de uma causa, podemos representá-lo como um círculo: sem começo e sem fim.

    Ele é a Causa Primária Necessária de todas as causas físicas, não-físicas, estando no campo metafísico - fora do Universo. Se muitos ateus alegam que o universo é eterno, então Deus também é! :-)
    Mas o big-bang - que requer uma causa - prova que houve um Início pro universo.
    Mesmo não aceitdando diretamente o Deus bíblico; a declaração de Einstein é bem relevante...
    "Deus é a lei e o legislador do Universo. Sem Deus, o universo não é explicável satisfatoriamente." - Albert Einstein.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Alfredo12:33 PM

      Bem vemos que até Einstein voltou atrás como o passar dos anos como foi visto neste próprio blog. Sabe que nosso Pai me perdoe mas a ele não minto e sinceramente parece que ele nos criou para apenas entretelo pois antes do Big Bang havia Ele e mais nada.... Parece que Constantine fica bem perto dessa definição na sua frase "Deus é uma criança com uma fazenda de formigas". Pense bem nos coloca dificuldades apenas para ver nossa reação pois se sabe de tudo saberia quem iria falhar em um determinado obstaculo. vc Cícero sabe que Deus coloca afrontes em nossas vidas, dizem logo que ele quer nos testar, quando é algo grande demais a nos apontam o diabo, intriga - me como variam a opinião de cristão a partir do ponto de vista.

      Delete
    2. Alfredo,
      "pois se sabe de tudo saberia quem iria falhar em um determinado obstaculo."

      É muito fácil culpar a Deus por nossas ações né! queremos que Deus e os outros pagem por nossos erros. Queremos liberdade mas não responsabilidade!
      Deus criou as criaturas boas com uma qualidade chamada livre-escolha, e é bom ser livre, mas com a liberdade vem a possibilidade do mal, porém Deus não obriga tais escolhas más do homem. Só que as criaturas livres, são responsáveis por torná-lo REAL como vemos diariamente.
      A maldade e crueldade no mundo, mostram quão terrível é o poder de escolha que temos.
      Seria terrível para as pessoas Deus forçá-las a fazer somente o que Ele desejasse. Seria escravidão e não liberdade.

      Delete
    3. Alfredo4:51 PM

      Rapaz eu não estão culpando Deus hora nenhuma você é que ta dando a entender isto, eu to esclarecendo o fato de uma contradições que há por exemplo por que Deus permitiria a cobra em seu paraíso e então saberia que ela é má e sendo que somente nós temos os livre arbítrio, ela deveria ser controlada por ele ou no mínimo conhecimento da natureza da mesma maligna... Está escrito na bíblia que ele se arrepende de ter nos criado, quem se arrepende é por que fez algo errado, que não devia, e se então você diga que ele tenha voltado atrás e não ter mais se arrependido, ele errou em fica arrependido... "pois se sabe de tudo quem iria falhar em um determinado momento" então por que a discordância em ajudar os que falham,, diante dos obstáculos até evangélicos chegam a cometer suicídio. Intriga - me a discordância de tratamento unicamente por que na bíblia parecemos estar igualizados mas na prática não, pois bem quando vemos pessoas que seguindo a bíblia e simplesmente são felizes e tem simples problemas e assim sendo são salvas por levar a vida nos padrões evangélicos e outras que para serem salvas passam por problemas muito mais difíceis e sofrendo demasiadamente para assim sendo garantirem a salvação. Volto a dizer somos todos diferenciados até mesmo em coisas que somos "iguais" como ter problemas, uns tem mais que os outros, perceptível né quando vemos um cidadão nordestino que sofre com o gigantesco problema que é a água na sua região e não tem condição de sair de lá quanto um outro que o problema dele se resume no stress provocado pelo trânsito, sendo esse tendo roupa, comida e água além do próprio transporte para viver... Não culpo nosso Pai quero mais ajuda dele e uma atuação como citada na bíblia pois até por que se for o caso que ele age apenas em condições extrema precariedade e pecadora entre os homens essa nossa época esta totalmente mergulhada nisto.

      Delete
    4. Caçador de asnos7:15 PM

      Vc disse tudo meu irmão! Ótimo comentário. Até que em fim um crente entre milhões com uma visão racional!

      Delete
    5. Alfredo9:24 PM

      Obrigado irmão mas fiz este comentário com dor no coração, não lhe quero parecer falso mas realmente penso que todos poderiam estar melhor, queria Ele ajude mais, diferente de muitos nunca vou obrigar ninguém a seguir minha religião ou acreditar em Deus ou Jesus, eu tenho minhas próprias dúvidas mas são concentradas na bíblia espero que tenha realmente Deus e Jesus, pois o que acredito é que Deus são três pilares, amor, justiça e bondade e que lhe falar que os ensinamentos na bíblia os mais claros que reverenciam bastantes as virtudes devem ser lidas, cara sei que crente parece careta ou atraso mas ele vivi bem e que seja amigo de um e ele te ajudara sempre se este for um que ande nos conceitos certos, queria que acabasse o medo e visse que Deus é alguém pra conversar até as coisas erradas que você pensa, sei que é difícil acreditar em alguém que se faz em tudo mas parece ser nada, o mundo está tão errado que virei evangélico pra encontrar ao decente mas encontrasse mais restrições e uma falsa ideia de perfeição de todos e que deve ser sempre mantido assim - falsidade, hipocrisia -. Espero que Deus nos fez imperfeitos, "errados" e que sabe disso... Sinceramente eu pensava mais que depois dessa vida simplesmente acabasse, sem eternidade de alegria no céu ou tortura no inferno seria mais sentido até como da forma que todos nós temos a mesma origem, - nascemos de uma mãe - termos o mesmo fim...

      Delete
    6. Alfredo1:37 PM

      Mas Cícero dentre estas provas para alguns seria tão grande que lhe faz cair perante e a cometer atos pecaminosos como o próprio suicídio que até evangélicos chegam a cometer, Deus estaria "puxando" demais de alguns? E por este problema não ter sido suportável vira um ato do Diabo? Há pessoas que passam por momentos horríveis e passam, logo dizem este foi testado por Deus, um que passara por uma situação de semelhança dificuldade e dela veio a "falhar" dizem prontamente que o Diabo teria o "desviado" ou lhe atacado. E para acrescentar o primeiro texto que você transcreveu, ao falar com pessoas religiosas em geral, protestantes e católicos, dizem que Deus lhe dá um sentido em suas vidas e dizem com muita fé e que posso obter o sentido na bíblia, pois bem a bíblia é a palavra divina, seria portanto perfeita, mas há as contradições e erros que eu já citara, parece que há mas uma contradição e que Deus não dá sentido (acepção) as pessoas mas há pessoas que tiram versículos que a elas mostram. E mais uma vez não culpo Adão e Eva por que há ele não havia consciência até por que do fruto ainda não haviam comido por causa da cobra que estranhamente se infiltrou no paraíso e mesmo controlada por Deus agiu da forma maligna, seria o Diabo, se isto era pra ser assim mesmo pois era o objetivo d Deus então por que ele se arrependera mesmo que sentido antropomórfico quer dizer um sentimento então Deus não dota de sentimentos? E desse arrependimento não o teria para que objetivo da relevância se não representa nada e para que se tudo isto faz parte do plano dele para nós? Então mesmo que uma vez Deus se fez do mal para o bem, sendo que ele é puramente o bem?

      Delete
  4. Concordo com vc Afredo, e como pude ver,eu não sou o unico que gostaria de ver uma ação direta de Deus. Eu estou longe de ser religioso, e não peço esta atitude por mim e sim pelos fanáticos que são assassinados todos os dias na Siria, por exemplo. pelo simples fato de querer segui-lo. bons homens,mulheres e até crianças (que a principio pelas leis de deus,estão livres do pecado) estão morrendo e nada !!! nem os lendarios capangas de Deus os "Anjos com espadas de fogo" tomam uma atitude por este povo.eu sou humano e altomaticamente tenho defeitos, porém me considero um homem justo, com uma consciência que me incomoda se algo estiver errado , não sou adepto do "jeitinho brasileiro" para me dar bem. e eu acho que qualquer pessoa como eu o melhor do que eu ou com o minimo de compaixão e escrupulos com esse poder nas mãos faria alguma coisa. se existe um ser poderoso onipresente assim capas de criar a vida e com ensinamentos bíblicos na ponta da língua. ( na minha opinião não existe) Não merece a minha adoração e nem a de ninguém. pq falar que deus é bom dentro do seu carro no ar condicionado é fácil. eu quero ver dizer que Deus é bom vendo um terrorista matar toda sua família pelo simples fato de vc não ser do islamismo e sim do cristianismo ( e nada sendo feito pelo Deus onipresente)... agora para os crentes: vcs realmente acham isso normal? ou acham que todas aquelas pessoas estão sendo apenas "Tentadas" por Deus? ou pior , vcs acham que eles merecem por não serem "crentes tão bons quanto vcs"?...

    ReplyDelete
  5. Eu só queria ter uma resposta, e me envolví em mais dúvidas.
    Será que deus e realmente um ser ou um conceito?
    Será que ele pode me ouvir? Me ver? Me sentir?
    Será que houve dedo dele nos primórdios do universo?
    O que é mais viável a certeza, crer na vida que se ergue da terra, ou que passa a ser vida do nada?
    Existimos, isso é fato,não existe um lado certo até que se prove.
    Não existe nada mais complexo que a vida? Ou existe?
    E o universo então.. Aonde VC vai parar se sair em linha reta rumo ao espaço? E depois? E depois? E depois?
    Não aceitamos deus por ter uma mente aberta o suficiente, e não aceitamos deus por ter uma mente fechada o suficiente, um cara etico e cético não crê no que não pode ver, ouvir ou tocar. Mas o cara que não tem limitações em sua capacidade intelectual aceita o conceito deus, sabe que não viemos a vida por acaso.
    No universo, com bilhões de estrelas, trilhões de planetas, qual o único lugar que existe vida, que temos notícia?
    Acertou quem disse a terra, não que seja apenas a terra, não posso afirmar, seria egoísmo de minha parte, mas se por acaso a terra veio rolando de uma explosão e consequentemente caiu em uma zona habitável começou a germinar vida de uma forma totalmente coincidente, com uma lua para equilibrar a sua gravidade, água potável, ar puro e uma série de outros fatores que todos vcs já estão cansados de saber, e sensato da parte de vocês afirmar que tudo não passou de uma grande coincidência nesse vasto universo? Que de fato e enorme... Pensem a respeito, deus pode estar aonde menos esperam.. Creio que descobrirão rapidamente... Acertou quem imaginar as leis da física sendo um deus... Onisciente, Onipotente, e Onipresente.. E que de fato existe.

    ReplyDelete

Pregações, palavras de baixo calão, ofensas pessoais, práticas de trollagem, rotulações e argumentos ad hominem serão excluídos.